terça-feira, 30 de agosto de 2016
Mondrian e o Movimento de Stjil
Nesse mês de agosto compareci a uma exposição no Centro Cultural Banco do Brasil sobre Mondrian e o movimento De Stjil e também a uma palestra com o curador do evento que deu maiores explicações sobre a integração das artes e a colaboração entre arquitetos, designers e artistas plásticos no contexto discutido. Dessa forma, pude conhecer e compreender essa incrível manifestação artística. Piet Mondrian, um pintor neerlandês modernista, influenciado por pintores pós-impressionistas e ideais cubistas, criou o movimento neoplasticista, uma concepção baseada em transcender a realidade externa e material, numa tentativa de chegar à essência sistemática e abstrata através de uma linguagem plástica e objetiva, reduzindo-a a formas geométricas, sendo em sua maioria retângulos coloridos com cores puras com o objetivo de torná-las harmoniosas e universais. Além disso, colaborou com a revista De Stijl, que posteriormente tornou-se um movimento e envolveu artistas, arquitetos e designers o que cumulou na disseminação de uma arte que até hoje é considerada atual por seus elementos lineares horizontais e verticais e planos de cores primárias, combinadas com branco, cinza e preto, anunciando uma sociedade futura, aberta e receptiva a mudanças. Usando como exemplo a "Cadeira Vermelho Azul" projetada por Gerrit Rietveld, que originalmente era pintada de preto, cinza e branco mas que recebeu alterações após também se tornar participante do movimento De Stjil, a relação das novas cores se deu em razão da sensação que são capazes de transmitir. O vermelho, por passar uma dimensão plana, foi colocada no encosto da cadeira como forma de representar a "sustentação". O azul do assento conduz à sensação de profundidade, a cor preta representa a continuidade das linhas e o amarelo a sensação de estar "saindo para fora". Acrescento ainda que a exposição possibilitou conhecer outros trabalhos, pinturas, documentários da época, fotografias e maquetes para um conhecimento mais amplo do tema, de seus seguidores e suas influências nas artes contemporâneas.
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